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quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Chia, a semente da vez

                 Novidade nas prateleiras brasileiras, a chia, uma semente encontrada no sul do México, está prometendo um caminhão de vantagens para a saúde. Riquissima em uma série de nutrientes, o grão também pode ,  ser um grande aliado da dieta.
                 Ela está disponivel no mercado de três formas: óleo,farinha e grão inteiro. O óleo pode ser usado em temperos e saladas e pratos em geral, e a farinha ou o grão podem ser adicionados em iogurtes, vitaminas, tortas, saladas, sucos, entre outras receitas. Moidas podem substituir uma parte da farinha nas receitas de pães, biscoito ou  bolos. As sementes de chia são ricas em antioxidantes, ferro, fósforo, selênio, potássio e magnésio. São ainda uma  boa fonte de proteínas, contém todos os aminoácidos essenciais além das fibras. A chia é considerada uma das melhores fontes de Òmega 3 e 6, proporcionando o balanço perfeito entre os dois, o que é considerado ideal para uma alimentação saudável.
                Assim como as sementes de linhaça, as sementes de chia pertencem ao grupo das sementes mucilaginosas, isto é, elas se transformam num gel incolor quando entram em contato com a água. Estas mucilagenosas são muito benéficas para o bom funcionamento intestinal, além de aumentar a sensação de saciedade, muito útil nos regimes de emagrecimento.