Seguidores

Leia também!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Você sabe o que é Pterígio?

A palavra é um pouco difícil, mas a definição não é tão complicada: pterígio é um tecido carnoso que cresce sobre a córnea. A lesão se localiza com frequência sobre o ângulo nasal do olho e pode ser pequena ou crescer até atrapalhar a visão. E como saber se a pessoa sofre disso? Os principais sintomas são os olhos vermelhos (irritados) e fotofobia. Essa lesão pode surgir em pessoas que passam muito tempo em ar livre, principalmente no verão.




Para tratar é precisar utilizar pomadas oculares para reduzir a inflamação – caso a lesão esteja pequena. Porém, se o pterígio passou do estágio aceitável e está atrapalhando a visão, será necessário retirá-lo com cirurgia. Apesar disso, mesmo com tratamento, o pterígio pode reaparecer.

A cirurgia: Existem diversas técnicas cirúrgicas disponíveis para tratar o pterígio. Nos casos de pterígios que nunca foram operados, a técnica mais recomendada consiste em retirar a lesão (e o tecido fibroso adjacente) e realizar um transplante de conjuntiva. O transplante de conjuntiva visa recobrir o local da lesão, diminuindo o risco de recorrência (retorno do pterígio).






Vou fazer essa cirurgia dia 26 de março de 2012.